PIX: O que Esperar da Nova Funcionalidade anunciada pelo Ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
1. Será que as mudanças vão agradar os brasileiros?
Desde que foi lançado, o PIX, meio de pagamento instantâneo e sem taxas, tem sido uma das emoções do brasileiro.
De acordo com um estudo da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o PIX ultrapassou os antigos meios de download, como DOC, TED ou saques, e é hoje o método mais utilizado no país.
Além disso, o número de pessoas que fizeram mais de 30 downloads por mês com o PIX aumentou mais de 800% em um ano, mostrando a eficiência da funcionalidade.
2. Novo Ministro da Fazenda anuncia expansão do uso do PIX para transações de crédito.
No entanto, o novo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), anunciou mudanças no PIX que devem entrar em vigor no segundo semestre deste ano.
A mudança principal será a possibilidade de usar a ferramenta em transações e operações de crédito no Brasil.
Embora alguns bancos já defendam esta opção aos seus clientes, como o PicPay e o Nubank, a novidade é que haverá uma padronização do uso do PIX em todo o país.
3. Novo ano, novas funcionalidades: 2023 será um marco para o PIX com PIX Automático, NFC e transferências internacionais.
Além desta mudança, 2023 promete ser um ano de novidades para o PIX. Uma das funcionalidades anunciadas é o PIX automatic, que impactará o débito em conta de pagamentos recorrentes.
Outra novidade é a possibilidade de transferência por aproximação usando a tecnologia NFC, encostando um celular no outro.
É previsto também que seja possível fazer transferências entre contas internacionais, com países parceiros, e eventualmente, também de forma offline.
4. Por fim, está sendo estudado o PIX garantido, uma espécie de "parcelamento" da transação.
A pergunta que fica é se essas mudanças serão bem recebidas pelos usuários do PIX.
Embora algumas dessas funcionalidades já estejam disponíveis em outras plataformas, a padronização e facilitação das transações devem ser vistas como um passo positivo para a popularização e evolução do meio de pagamento.
Além disso, a possibilidade de crédito e a melhoria do processo de transferência devem ser vistas como
0 Comentários