Lula demite general Júlio César de Arruda e nomeia novo comandante para as Forças Armadas.
Mudança de comando no Exército
- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva neste sabado dia 21/01/23 assinou á demissão do comandante do Exército, general Júlio César de Arruda. A decisão foi tomada devido à indisposição do governo com o Exército, em razão da invasão das sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro. Parte dos extremistas que atacaram os prédios públicos na Praça dos Três Poderes estavam acampados em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília.
- Júlio César de Arruda será substituído pelo general Tomás Miguel Ribeiro Paiva, atual comandante militar do Sudeste. Paiva já havia se manifestado publicamente, afirmando que o resultado das urnas eletrônicas deve ser respeitado. Foi a primeira manifestação pública de um comandante militar desde os atos de vandalismo de 8 de janeiro.
- Ele afirmou nossa liberdade: “Vamos continuar garantindo a democracia, porque a democracia preservada e garantias individuais e públicas. E é o regime do povo, de alternância de poder. É o voto. E, quando a gente vota, tem de acompanhar o resultado da urna”. Finalizou General Thomás.
- A troca no comando do Exército é vista como uma tentativa do governo de recuperar a confiança da população e garantir a estabilidade democrática do país. Ainda não se sabe quais serão as medidas que serão tomadas pelo governo para garantir a segurança e o respeito às instituições democráticas.
- Na sexta-feira, o comandante do Exército, general Júlio César de Arruda, participou de uma importante reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, participaram os atuais comandantes da Marinha, da Aeronáutica e o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro. O encontro, que aconteceu em meio às fortes políticas e aos recentes acontecimentos que levaram à invasão das sedes dos Três Poderes, tratou de temas cruciais para a segurança e estabilidade do país.
0 Comentários