Governo Federal libera saque de Fundo de Garantia para amenizar tragédia na Bahia e em Minas Gerais.

Moradores de Teixeira de Freitas e Gandu, na Bahia, podem pedir a retirada do FGTS, (Governo Federal) anunciou á medida  para ajudar as famílias a amenizar á tragédia. 


Uma delas é a retirada do fundo de compensação de verbas rescisórias (FGTS) em razão do desastre. 

Trabalhadores que moram nas cidades de Teixeira de Freitas e Gandu Bahia já podem solicitar á retirada do Fundo. 

Outras cidades do Estado também foram atendidas, como Canavieiras, Eunápolis, Ilhéus, Medeiros Neto, Mundo Novo e Prado. 

 Além da Bahia, também foram aprovados saques do FGTS em função de desastres nos municípios de Águas Formosas e Machacalis em Minas Gerais. 

As solicitações podem ser feitas à Caixa por meio do aplicativo do FGTS. As contas de fundos devem ter saldo positivo e não terem sido retiradas pelo mesmo motivo por um período inferior a 12 meses.

O valor máximo de saque é de R$ 6.220,00. Para os residentes da zona afectada de Teixeira de Freitas, segundo a morada determinada pela Protecção Civil.

Os trabalhadores residentes nos estados de Minas Gerais e Bahia, em áreas em situação de emergência, receberão o abono no primeiro dia de pagamento, 8 de fevereiro, como parte das ações de ajuda a essas regiões. 

 Nessas regiões de emergência estima-se um total de 107 mil trabalhadores que podem receber o abono.
 
Os recursos previstos nessas localidades são da ordem de R$101.992.054,32. 

Têm direito ao Abono Salarial antecipado os trabalhadores cujos empregadores possuem domicílio nos municípios declarados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.

Em emergência, por meio da Portaria nº 3.115, de 10 de dezembro de 2021, no Estado de Minas Gerais, e Portaria nº 3.123, de 10 de dezembro de 2021, no Estado da Bahia.

Postar um comentário

0 Comentários