Projeto de lei em Curitiba - PR propõe proibir o uso de linguagem neutra em escolas e concursos públicos

Projeto de lei em Curitiba propõe proibir o uso de linguagem neutra em escolas e concursos públicos.

Linguagem neutra proibida em curitiba

1. Projeto de lei em Curitiba visa proibir a linguagem neutra nas escolas e concursos públicos.

Um projeto de lei que proíbe o uso de linguagem neutra em escolas e concursos públicos começou a tramitar na Câmarade vereadores de Curitiba (PR). A iniciativa, proposta pelo vereador Pastor Marciano Alves (Solidariedade), visa proibir o uso de palavras que não identifiquem o gênero masculino ou feminino na grade curricular e material didático das instituições de ensino público e privado, bem como em editais de concursos públicos no âmbito da Cidade.

2. O que o projeto de lei da responsabilidade do vereador Pastor Marciano Alves pretende?

No entanto, segundo o vereador, a utilização da linguagem neutra nas escolas pode causar confusão e prejudicar o desenvolvimento das crianças, que podem ter dificuldades para aprender a língua portuguesa de forma correta.

Na justificativa do projeto, o vereador afirma que a proposta visa garantir a "preservação da língua portuguesa" e "proteger a família, a infância e a juventude" contra "ideologias de gênero" e "doutrinação ideológica". 

O projeto ainda não foi votado, mas já gerou discussões e debates sobre a importância da inclusão e da diversidade nas escolas e na sociedade como um todo.

3. O que pensam os criadores e idealizadores do projeto chamado a linguagem neutra?

A linguagem neutra é uma forma de comunicação que busca evitar a distinção entre gêneros, utilizando outras vozes, consoantes ou símbolos nas palavras, de modo a promover a inclusão e a diversidade. A ideia é que, ao usar palavras neutras, as pessoas podem se sentir mais representadas e incluídas na sociedade, independentemente do gênero com o qual se identificam.

A linguagem neutra tem sido cada vez mais utilizada em países como a Suécia, onde é comum usar pronomes como "hen" em vez de "han" (ele) ou "hon" (ela), por exemplo. No Brasil, a linguagem neutra ainda é pouco utilizada e tem gerado muitas discussões e debates, como o projeto de lei proposto em Curitiba.

As escolas são espaços privilegiados para promover a inclusão e a diversidade, pois é onde as crianças e jovens passam grande parte do tempo e onde têm a oportunidade de aprender sobre o mundo e sobre si mesmos. 

Por isso, é importante que as escolas tenham espaços inclusivos, que respeitem as diferenças e que promovam a diversidade, oferecendo um ambiente acolhedor e seguro para todos os alunos.(Esta é a finalidade da classe LGBTQIA+ e de também de muitos intelectuais e de grande parte da mídia).

4. O que pensam aqueles que são contrarios ao projeto da linguagem neutra nas escolas?

A proposta de implantação da linguagem neutra nas escolas tem sido alvo de controvérsias e divergências de opinião. Alguns argumentam que ela vem de acordo com a liberdade de expressão e promover a inclusão de grupos minoritários, enquanto outros afirmam que ela pode causar confusão na cabeça dos alunos que não se identificam com o gênero binário, criando um efeito contrário ao desejado.

Aqueles que são contrários ao projeto argumentam que a linguagem neutra pode criar confusão na cabeça dos alunos que não se identificam com o gênero binário, gerando um ambiente de exclusão e segregação. Eles afirmam que o uso de palavras neutras pode causar dificuldades de compreensão e comunicação, uma vez que a linguagem é uma ferramenta fundamental de comunicação e interação social.

5. Conclusão:

O ambiente escolar é um espaço fundamental para o desenvolvimento educacional e social dos estudantes. É nesse ambiente que se aprende, se socializa e se constrói uma visão crítica do mundo.

Por isso, é importante que o ambiente escolar seja visto como um local de aprendizado de qualidade, onde o foco seja a expansão da qualidade do ensino.

 Isso implica em investir em recursos materiais e humanos, na formação de professores e na implementação de metodologias pedagógicas inovadoras, que tornem o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico e eficiente. 

Somente assim será possível garantir que os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade, capaz de prepará-los para os desafios do mundo contemporâneo.

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