Gustavo Petro é eleito Presidente da Colômbia sua eleição foi comemorada por Lula.
O novo Presidente da Colômbia é Gustavo Francisco Petro Urrego de 62 anos, membro do partido de esquerda Pacto Histórico.
Sua eleição teve o apoio do ex Presidente do Brasil e também ex condenado por corrupção. Luiz Inacio Lula da Silva.
Gustavo Petro, eleito neste domingo por uma pequena margem acima de 50% dos votos, ocupava uma cadeira no Senado, já foi prefeito de Bogotá, e tem uma biografia polêmica por ter feito parte da guerrilha M-19.
Teve com amigo pessoal o ex Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, apesar de sua insatisfação com o atual presidente venezuelano, Nicolás Maduro.
Ele foi o primeiro Presidente de esquerda eleito na Colombia, sua família se mudou para a cidade de Zipaquira na década de 1970 em busca de mais oportunidades.
No LaSalle College, o jovem Gustavo fundou um jornal estudantil chamado Carta al Pueblo. Aos 17 anos, tornou-se membro da guerrilha Movimento 19 de Abril (M-19, grupo que surgiu em 1974).
Aos 25 anos, Gustavo Petro foi preso pelo exército colombiano por porte ilegal de arma. Um ano e meio depois, os guerrilheiros se transformaram em um partido político, a Aliança Democrática M-19, que começou a conquistar cadeiras na Câmara dos Deputados em 1991.
Assista o video abaixo:
Mas foi por outro movimento político, a Via Alterna, que Petro foi eleito deputado pela primeira vez em 1992. Recebeu a honra de “melhor representante” em votação do Congresso e da imprensa.
Sua carreira no Senado, que começou em 2006, foi abalada no primeiro ano por um escândalo político, com Petro acusando membros do governo de conluio com grupos paramilitares.
Foi um dos principais opositores do governo de Álvaro Uribe no Congresso. Em 2007, referindo-se diretamente ao passado de Petro, Uribe disse:
Serei um grande guerrilheiro porque não serei um guerrilheiro de lama como Petro, mas um guerrilheiro de fuzil. Será um sucesso militar, não um falso protagonista. ."
0 Comentários