Lesa Pátria: Polícia Federal desencadeia terceira fase para punir participantes e financiadores dos atos golpistas.
Investigação tem como objetivo identificar participantes, financiadores e fomentadores dos atos de golpistas ocorridos em 8 de janeiro em Brasília
A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (27) a terceira fase da Operação Lesa Pátria, com objetivo de identificar pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os atos intitulados como golpistas.
Ocorrido no última dia 8 de janeiro que resultaram na invasão e no vandalismo das sedes dos Três Poderes, em Brasília. De acordo com os investigadores, 11 mandados de prisão preventiva e 27 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em cinco estados do país.
Os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em resposta às ações de golpistas que "promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos" no Palácio do Planalto, no Congresso Nacional e no STF.
A Operação Lesa Pátria é descrita como "permanente, com atualizações periódicas sobre o número de mandados de julgamento expedidos,
A Polícia Federal tem como objetivo identificar aqueles que participaram, financiaram ou fomentaram os atos de golpistas.
Os mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e estão sendo cumpridos em cinco estados e no Distrito Federal. Entre os alvos estão Leo Índio e "Fátima de Tubarão", cujas identidades não foram reveladas pela Polícia Federal.
De acordo com a Polícia Federal, os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e motivação ou inutilização de bem protegido.
0 Comentários